Tapetes: Como usar sem errar - Santo Linho - Neo Decoração - Loja de decoração em Santos

Tapetes: Como usar sem errar

Na hora de decorar atente-se a detalhes que fazem diferença na decoração
janeiro 30, 2018
Tudo o que você deve saber sobre cabeceiras de cama
março 20, 2018
Exibir tudo

Tapetes: Como usar sem errar

A escolha da cor, material ou estilo do tapete de cada ambiente pode ser o primeiro passo para valorizar a decoração. Veja as vantagens de se ter um tapete e aprenda como unir estilo e funcionalidade neste complemento que renova qualquer ambiente, em casa ou no trabalho.

6 Razões para ter um tapete

1. Os tapetes funcionam como isolantes térmicos, mantendo a temperatura do ambiente aconchegante nos dias mais frios;

2. Diminuir os ruídos internos – ou até mesmo externos, no caso de apartamentos -, é uma vantagem que o tapete oferece para garantir maior tranquilidade para o ambiente;

3. Suavizam a queda de objetos e evitam que eles quebrem ou estilhacem – no caso de vidros, louças e cerâmicas – com facilidade após o impacto;

4. Proteger o piso ou esconder pequenas imperfeições nele é um papel que o tapete também desempenha;

5. Além de ser facilmente armazenado, o tapete é um complemento decorativo que pode ser transportado para outros ambientes, ou, até mesmo, residências;

6. O uso de tapetes é uma boa solução para delimitar cenários distintos em espaços integrados, sem comprometer a decoração ou funcionamento do ambiente.

Retangular

Modelos retangulares sempre marcam presença na decoração do ambiente de estar e home cinema. Contudo, é preciso selecionar tapetes que respeitem as medidas do cenário ao avança-los sob os pés dos móveis, amarrando-os, e deixando à mostra parte do piso, como se fosse uma moldura.

Redondo

Tapetes redondos são perfeitos para quebrar a monotonia de ambientes formais, deixar o hall de entrada mais dinâmico ou, até mesmo, ser usado no quarto infantil para determinar o cantinho de brincadeiras dos pequeninos.

Quadrado

O tapete quadrado é ótimo para ser como o centro das atenções de um ambiente. Quem possui dois tapetes retangulares, com medidas e acabamentos semelhantes, pode criar sua versão quadrada ao uni-las – uma solução simples para quem busca medidas fora do padrão.

Tamanho

O tamanho do tapete é determinado pela dimensão do ambiente. Opte sempre por modelos que respeitem as proporções do espaço, possam manter os móveis distribuídos dentro dele ou avancem até 30cm sob a frente e as laterais do sofá e sobrem até 70 cm ao redor da mesa.

Matérias-primas

Sisal

Resistente e de alta durabilidade, este tapete produzido com fibras biodegradáveis é indicado para proteger áreas de trafego intenso (como hall e corredores) ou melhorar a acústica de ambientes variados (como sala de estar ou home cinema). Versátil e fácil de ambientar, o tapete de sisal confere informalidade a qualquer cenário rústico ou contemporâneo.

Poliéster

Produzido com fibras sintéticas, o tapete em poliéster oferece maciez e textura de toque suave a diferentes cenários. Perfeita para espaços com baixo tráfego (como quartos, home cinemas e home offices) a opção em poliéster não perde a cor com facilidade e é resistente às manchas. O fato de ser antialérgico e possuir grande variedade de cores, formas e dimensões são outros diferenciais deste tapete que pode ser usado em decorações com os mais variados estilos.


Algodão

Este material é o mais indicado para quem deseja renovar o visual de qualquer ambiente, sem deixar de lado qualidade e ótima relação custo-benefício. Disponível em medidas, tonalidades e espessuras diversas, o tapete de algodão é macio e muito fácil de limpar, perfeito para banheiro, lavabo ou cozinha. Ideal para completar decorações rústicas em casas de campo ou litoral, ou conferir um toque de naturalidade a cenários urbanos.


Lã ovina

Excepcionalmente elegante, o tapete confeccionado com lã de carneiro é ideal para aquecer a casa em temporadas mais geladas. Versátil e fácil de ser ambientado, este tapete possui toque macio e outros diferenciais como conforto, bom isolamento e regulagem térmica, flexibilidade e resistência a peso, pois não deforma, além de possuir longa vida útil.


Polipropileno

Praticidade e qualidade são os pontos fortes do tapete em polipropileno. Produzido com fibras sintéticas, este tapete é antimicrobiano, tem bom isolamento térmico, não propaga fogo e é altamente resistente às manchas químicas e limpezas constantes. É especialmente indicado para locais de tráfego intenso, como sala de estar ou corredores. Disponível em cores, dimensões e formatos variados, o tapete em polipropileno é eclético e se adequá a diferentes estilos de decoração.


Couro Bovino

Conforto, durabilidade, praticidade e sofisticação são detalhes marcantes de qualquer tapete confeccionado com couro bovino. Com ele é possível vestir e renovar o visual de diferentes ambientes da casa – sejam eles contemporâneos, ecléticos, modernos ou rústicos – e, ainda, garantir o bem-estar de qualquer pessoa pelo fato de se tratar de um material hipoalérgico.

Tons claros e escuros

Investir em tapetes de tonalidades claras pode ser uma boa solução para criar uma sensação de amplitude em ambientes compactos. Já para preencher espaços amplos, o indicado é usar tapetes escuros com móveis e objetos de cores claras para manter o equilíbrio do espaço.

Sobreposições

Sobrepor tapetes de tonalidades ou texturas variadas, mas com a mesma linguagem, pode ser uma ótima forma de criar uma combinação personalizada para o ambiente. Contudo, para evitar deslizes ou exageros, utilize uma peça lisa para manter o equilíbrio da composição.

Animal Print

Apostar em um tapete com estampa animal é uma boa solução para quem deseja tê-lo como destaque no ambiente. Entretanto, é preciso que ele dialogue com os demais itens do cenário, de preferência neutros, para haver harmonia na decoração do ambiente.


Dicas úteis

» Evite tapetes de pelos médios e altos na sala de jantar, pois ambos facilitam que os pés dos móveis se enrosquem e os alimentos se percam entre eles;

» Utilize fitas adesivas antiderrapantes para fixar os tapetes em pisos encerados ou lisos – como carpete de madeira, azulejo, mármore, entre outros -, pois assim evitam-se acidentes; alguns já têm base antiderrapante;

» Atente-se à localização do tapete no ambiente para que ele não dificulte a abertura de uma porta devido à espessura do pelo ou trama;

» Crie o hábito de alternar o posicionamento do tapete para não ocorrer o desgaste contínuo de uma determinada área dele.

Manutenção

» Os tapetes devem ser higienizados a cada 30 dias caso haja crianças pequenas e/ou animais na residência. Na ausência de ambos este prazo aumenta para 60 dias;

» Reserve dois dias da semana para retirar o excesso de poeira dos tapetes da casa utilizando o aspirador de pó – esta rotina pode ser diária caso haja necessidade;

» Recorra a lavanderias especializadas para lavar os tapetes e manter o conforto, a qualidade e o aspecto conservado da peça;

» Cuidado com alguns tira-manchas, pois eles podem danificar os fios do tapete. Para evitar possíveis danos, utilize apenas sabão e detergente neutros ou consulte o fabricante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat