

Você está pensando em mudar a decoração do seu quarto? Então precisamos falar sobre um assunto que é muito importante: cabeceiras de cama. Essa peça é fundamental para dar aquele toque especial ao ambiente.
Pra que serve as cabeceiras de cama?
Antigamente pensar em cabeceiras de cama não era algo tão pertinente, pois as mesmas já vinham inclusas no móvel. Mas hoje em dia, com o surgimento dos modelos box, as cabeceiras passaram a ter diversas funcionalidades diferentes como a organização do ambiente, decoração, conforto e praticidade. Muitos modelos incorporaram a opção do criado mudo para facilitar a disposição dos móveis no ambiente, outros possuem o revestimento acolchoado para maior aconchego e existem algumas cabeceiras de cama que são verdadeiros itens de decoração apresentando um design diferenciado.
Materiais utilizados na confecção das cabeceiras
Os materiais utilizados são os mais diversos possíveis, vão desde madeiras, estofados, acrílico e até mesmo em adesivos, que são meramente decorativos. A escolha do mesmo depende bastante do toque que você deseja dar ao seu quarto. Vamos aos materiais dos tipos de cabeceiras para cama mais comuns:
Com varão de cortina:


Em capitonê:


De madeira:


De biombo:


De adesivo:


De palha:


De papel de parede:


De tachinha:


Estofados:

Estampadas:


Mas e se eu quiser fazer a minha própria cabeceira?
Se você já possui uma cabeceira, mas deseja apenas dar um toque especial ao quarto, a opção é revestir a mesma com um tecido diferente. Para fixar o revestimento é possível trabalhar com cola ou grampos. Se sua ideia é colocar a mão na massa e começar tudo do zero esteja ciente que vai precisar de algumas ferramentas como serra tico tico, um grampeador de tapeceiro e alguns parafusos, além da matéria-prima que é a madeira e os estofados caso queira decorar. Uma opção mais simples é encomendar a cabeceira de cama com um marceneiro de confiança e dar os toques finais aplicando tecidos e estofados.